1 - Para finalizar uma comanda, você precisa informar o pagamento. Clique na aba “Formas de Pagamento”


2 - Caso esteja utilizando caixas, selecione o nome do caixa que receberá o pagamento. A data da comanda precisa ser igual ao da abertura do caixa. No entanto, não é necessário ter um caixa para receber um pagamento. Recomendamos a utilização de caixa, quando mais de uma pessoa faz o controle do recebimento.


3 - Ao lado do campo de seleção de caixa, é possível ver informações de valores:


    Saldo do Cliente: Caso o cliente tenha uma dívida ou crédito a ser utilizado, o valor aparecerá aqui.

    Total da Comanda: é o valor total dos serviços, produtos e itens registrados na comanda atual.

    Total a cobrar: é a soma ou diferença do saldo do cliente e o total da comanda.

    Troco: o troco aparece após a adição de formas de pagamento e é atualizado a cada nova adição.


4 - Para inserir uma forma de pagamento, clique no botão “Adicionar forma de pagamento”. Uma linha aparece acima do botão para ser preenchida.


5 - Na coluna “Forma de Pagamento”, escolha a forma de pagamento desejada.


6 - Algumas formas de pagamento exigem algumas informações adicionais mostradas na coluna “Informações”. No exemplo,temos as opções:


    Dinheiro, que não necessita de informações adicionais;

    Cartão de Crédito, que você pode informar qual bandeira e a quantidade de parcelas cujos valores são calculados automaticamente quando o campo “Valor” é preenchido;

    Vale presente: Você pode colocar o código de um vale presente, e usar esse crédito como forma de pagamento. Preencha o campo "Código" e clique no ícone cinza para atualizar. O crédito do vale aparece automaticamente no campo “Valor”. Não é possível utilizar o código mais de uma vez. Se somente parte do crédito for utilizado, o restante pode é salvo e aparece como saldo na próxima comanda do cliente.

    Cartão de Débito: Você pode informar a bandeira do cartão.


7 - Insira o valor a ser cobrado na forma de pagamento em questão na coluna “Valor”. Se desejar colocar o valor que aparece no campo “Total a Cobrar” de maneira rápida, basta clicar no ícone com a letra “T” que fica ao lado do campo de valor.


Salvando troco como saldo ou dívida

8 - Após o registro das formas de pagamento, se houver troco, é possível salvá-lo para que apareça na próxima comanda


Caso o troco seja positivo, basta selecionar a caixa com a opção: “Salvar troco como crédito” e finalizar a comanda clicando no botão “Finalizar Comanda”. O crédito pode ser utilizado na próxima comanda do cliente.


Caso o troco seja negativo, ao clicar na caixa com a opção “Salvar troco como dívida” e clicar em “Finalizar Comanda”,você pode escolher finalizar a comanda e calcular as comissões mesmo sem o recebimento; ou pode escolher deixar a comanda pendente, ou seja, a comanda não é finalizada até que o valor restante seja pago. Neste último caso, as comissões serão geradas somente depois que o pagamento da comanda for efetuado e a comanda finalizada.





Deletar, Confirmar e Finalizar Comanda


9 - Na parte de baixo da comanda, há três botões. Através deles é possível deletar a comanda (ícone da latinha de lixo),salvar a comanda para finalizar mais tarde (“Confirmar”); ou “Finalizar comanda”.