1 - Qual a diferença entre Data da Comanda e Data de Recebimento?

Ao habilitar a opção “data da comanda” a comissão do profissional que realizou determinado serviço (envolvendo comandas pagas com cartão), aparecerá na data de lançamento da comanda, independente de prazo para receber os cartões. 

 

Ao habilitar “data de recebimento”, a comissão do profissional (envolvendo comandas pagas com cartão), aparecerá na comissão do profissional apenas na data de recebimento do cartão. Você pode configurar o seu prazo em Taxas por Bandeiras. 


obs: Tem como padrão no sistema 30 dias após a data da comanda.

obs:. Em uma compra parcelada, o profissional receberá parcela a parcela. Por exemplo, se lançamos no dia 01/08 uma comanda paga com cartão de crédito em 8x, o profissional receberá a primeira parcela 30 dias após dia 01/08, a segunda 60 dias e assim sucessivamente.

obs: O Recebimento Cheque funciona da mesma forma, mas apenas para pagamentos em cheque.



2- Como configurar o Custo do Serviço?

O custo deve ser configurado dentro do cadastro do Serviço em que será descontado. 



obs: O cálculo do custo é feito antes de calcular a comissão. Exemplo: caso lance na comanda um serviço de 100 reais, custo do serviço R$20 e comissão do profissional 50%, ficará da seguinte forma:

((valor do serviço - custo do serviço) * comissão do profissional) =

(100 - 20) * 50% = R$40 será a comissão para o profissional.


3 - Como funciona o desconto das taxas dos cartões?

O desconto dos cartões deve ser preenchido se você trabalhar com apenas uma taxa para débito e uma para crédito. O desconto de taxa é feito na comissão do profissional e funciona apenas para comandas pagas com cartão sem bandeira selecionada.


obs: o desconto das taxas nunca é feito apenas para o profissional, ou apenas para o salão! É sempre descontada de ambas partes e abatido da comissão do profissional em proporção a comissão dele. 

Exemplo: A minha Taxa de Crédito é 10% e a comissão do meu profissional é 70% 

Será abatida da comissão dele 70% do valor da taxa e sobrará 30% para o salão.


4 - Como funciona o desconto das taxas dos cartões?

Aqui será configurado a opção de considerar ou não as taxas específicas por bandeiras, que são cadastradas logo abaixo das Regras do financeiro. Utilize essa opção caso possua diferentes taxas dependendo da bandeira selecionada.



5 - Como é calculado o desconto de produtos na comissão dos profissionais?

obs: se for descontar o produto do profissional, deve ser configurado dentro do menu em Estoque no cadastro individual do produto


ANTES: Caso esteja marcado antes, o valor do desconto do produto será subtraído do valor do serviço, ou seja, o gasto do produto será dividido entre profissional e salão, respeitando a porcentagem que cada um tem no serviço. O cálculo será este:


(Valor do serviço - desconto do produto) * porcentagem da comissão;   

ou em valores

(100 - 5) * 50% =  47,50


DEPOIS: Caso esteja marcado depois, o valor do desconto do produto será subtraído do valor da comissão do profissional, ou seja, o gasto do produto será exclusivamente do profissional. O cálculo será esse: 


(Valor do serviço * porcentagem da comissão) - desconto do produto;

em valores:

(100 * 50%) - 5 =  45,00



6 - Como funciona a comissão com dois assistentes?

No caso de termos 2 assistentes lançados para o mesmo serviço na comanda, precisamos configurar como será paga a comissão.


SOBRE O VALOR TOTAL DO SERVIÇO: Caso esta opção esteja marcada, significa que os assistentes serão comissionados levando como base o valor total do serviço. Exemplo, meus assistentes recebem 10% de comissão cada um, no caso de um serviço de 100 reais, cada um receberá 10 reais, totalizando em 20 reais de comissão total para os assistentes.


SOBRE METADE DO VALOR DO SERVIÇO: Caso esta opção esteja marcada, significa que os assistentes serão comissionados levando como base a metade do valor total do serviço. Exemplo, meus assistentes recebem 10% de comissão cada um, no caso de um serviço de 100 reais, cada um receberá 05 reais, pois seus 10% serão calculados em cima de metade do valor do serviço, nesse caso 50 reais, totalizando em 10 reais de comissão total para os assistentes.