Existem três formas de se abrir uma comanda.


Primeira forma - via agendamento:

Essa forma só pode ser usada se o cliente já tiver um horário marcado na agenda do salão. Se o mesmo não possui um agendamento, é aconselhado usar o 2º modo.

  1. Clique na aba Agenda e selecione o horário ou cliente que você deseja abrir comanda. 

  1. Ao clicar no serviço desejado uma nova tela se abrirá e então você deverá clicar no botão vermelho “Abrir Comanda”, conforme mostrado abaixo:

  1. Você perceberá que a comanda do cliente será aberta com os serviços agendados já lançados. Além disso, todos os outros botões que aparecem na comanda são explicados abaixo:

  • Importar: importa serviços agendados em aberto do cliente;

  • Lápis: serve para editar o serviço previamente agendado, podendo alterar a quantidade, valor e se houve algum tipo de desconto. Além disso, é possível adicionar o uso de algum produto desde que ele tenha sido caracterizado como produto de consumo e não de venda. Caso você adicione algum produto de consumo atrelado ao serviço, aparece ao lado do serviço uma caixinha azul com a quantidade de produtos que estão sendo usados para a realização desse serviço.

  • “Carrinho produto”: adicione a venda de um produto para o cliente por parte ou não de um profissional;

  • “Estrelinha Serviço”: Serve para adicionar um novo serviço na comanda do cliente;

  • Pré Venda: serve para adicionar um serviço que foi vendido previamente;

  • Pacote: serve para adicionar a venda de uma promoção já cadastrada no sistema, como explicado em Como adicionar um pacote;

  • Caixinha: serve para dar um dinheiro a mais para o profissional;

  • Vale presente: é um desconto que o cliente ganha em uma próxima visita ao salão. Para aprender como gerar um vale presente vá em Como gerar um código de vale presente.


  1. Agora é só clicar em “Confirmar”. A comanda poderá ser encontrada posteriormente pela aba Financeiro → Comandas Abertas. Clique no "ícone de lápis" para abrir/editar a comanda e posteriormente, quando o cliente efetuar o pagamento, clique em "Finalizar Comanda".


Segunda forma - via agendamento com visualização em grade:

  1. Coloque a agenda em visualização de grade;

  2. Clique no botão em vermelho do cliente desejado.


Terceira - via financeiro:

    Este modo geralmente é usado quando um cliente ainda não tem agendamento. 

  1. Vá na aba Financeiro;

  2. Clique em Comandas Abertas e em seguida no botão “Abrir Comanda”, com isso uma nova janela se abrirá;

  1. Preencha com o nome do cliente desejado e clique em “Abrir”. Verifique se a Data da Comanda está correta.

Lembrando que não é completamente necessário colocar o número da comanda pois o sistema preencherá automaticamente para você.

  1. A comanda se abrirá para que então você faça os lançamentos desejados, conforme explicado na forma via agendamento;

  1. Agora é só clicar em “Confirmar”. A comanda poderá ser encontrada posteriormente pela aba Financeiro → Comandas Abertas. Clique no "ícone de lápis" para abrir/editar a comanda e posteriormente, quando o cliente efetuar o pagamento, clique em "Finalizar Comanda".


Espero que o tutorial tenha ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida mande mensagem no chat do sistema!