Depois de feitos os devidos lançamentos na comanda do cliente e que todos os serviços tiverem se encerrado, é preciso que a comanda seja finalizada. 

  1. Vá na aba Financeiro → Comandas Abertas;

  1. Clique no lápis da comanda desejada e vá em “Formas de Pagamento”;

  1. Caso esteja utilizando caixas, selecione o nome do caixa que receberá o pagamento. A data da comanda precisa ser igual ao da abertura do caixa. No entanto, não é necessário ter um caixa para receber um pagamento. Recomendamos a utilização de caixa quando mais de uma pessoa faz o controle do recebimento.

  2. Ao lado do campo de seleção de caixa, é possível ver informações de valores:

 

  • Saldo do Cliente: Caso o cliente tenha uma dívida ou crédito a ser utilizado, o valor aparecerá aqui.

  • Total da Comanda: é o valor total dos serviços, produtos e itens registrados na comanda atual.

  • Total a cobrar: é a soma ou diferença do saldo do cliente e o total da comanda.

  • Troco: o troco aparece após a adição de formas de pagamento e é atualizado a cada nova adição.

 

  1. Para inserir uma forma de pagamento, clique no botão “+ Pagamento Caixa”. Uma linha aparece acima do botão para ser preenchida;

  2. Na coluna “Forma de Pagamento”, escolha a forma de pagamento desejada. Além disso se o cliente tiver cadastro no aplicativo do SalãoVip é possível fazer pagamento online clicando em “+ Pagamento Online”;

  3. Algumas formas de pagamento exigem algumas informações adicionais mostradas na coluna “Informações”. No exemplo, temos as opções:

Dinheiro: que não necessita de informações adicionais;

Cartão de Crédito: você pode informar qual bandeira e a quantidade de parcelas cujos valores são calculados automaticamente quando o campo “Valor” é preenchido;

Vale presente: Você pode colocar o código de um vale presente, e usar esse crédito como forma de pagamento. Preencha o campo "Código" e clique no ícone cinza para atualizar. O crédito do vale aparece automaticamente no campo “Valor”. Não é possível utilizar o código mais de uma vez. Se somente parte do crédito for utilizado, o restante é salvo e aparece como saldo na próxima comanda do cliente;

Cartão de Débito: Você pode informar a bandeira do cartão.

  1. Insira o valor a ser cobrado na forma de pagamento em questão na coluna “Valor”. Se desejar colocar o valor que aparece no campo “Total a Cobrar” de maneira rápida, basta clicar no ícone com a letra “T” que fica ao lado do campo de valor;

  2. Após o registro das formas de pagamento, se houver troco, é possível salvá-lo para que apareça na próxima comanda. Caso o troco seja positivo, basta selecionar a caixa com a opção: “Salvar troco como crédito” e finalizar a comanda clicando no botão “Finalizar Comanda”. O crédito pode ser utilizado na próxima comanda do cliente;

  1. Caso o troco seja negativo, ao clicar na caixa com a opção “Salvar troco como dívida” e clicar em “Finalizar Comanda”. Sendo assim aparecerá um disclaimer com duas opções: Salvar comanda como dívida ou salvar comanda como pendente;

  1. Na parte de baixo da comanda, há quatro botões. Através deles é possível imprimir a comanda (botão de impressora), deletar a comanda (ícone da latinha de lixo), salvar a comanda para finalizar mais tarde “Confirmar”, ou “Finalizar comanda”.

Espero que esse tutorial tenha ajudado! Qualquer outra dúvida mande mensagem no chat do sistema!