Ao cadastrar um produto no sistema você consegue ter controle sobre tudo que acontece com ele, ou seja, o quanto ele é utilizado, o quanto tem dele no estabelecimento e se há a necessidade de comprar mais do item.

Para cadastrar um produto é necessário que:

  1. Clique na aba Estoque → Produtos → + Cadastrar Produto;

  1. Ao clicar no último botão acima uma nova janela se abrirá onde você deverá preencher com todas as especificações do item:



  • Nome: olhando para o produto que você comprou você completará essa caixa de texto com o nome que aparece no rótulo;

  • Código de Barras: ainda com o produto em mãos copie os números do código de barras;

  • Marca: veja o nome do fabricante na embalagem, como L’Óreal, Wella, Redken, Elséve, entre outros;

  • Linha: o seu produto é para cabelos, unhas, pele;

  • Categoria: se você tiver escolhido linha de cabelos, pode ser que a categoria seja cabelos secos, cabelos oleosos;

  • Custo: quanto você pagou pelo produto em questão;

  • Código Interno do Produto: esse é um código que você cria para conseguir identificar o seu produto de maneira fácil no estabelecimento;

  • Fornecedor: aqui você selecionará de quem você comprou o produto, normalmente um distribuidor. Entretanto, é necessário que antes você tenha cadastrado o fornecedor no sistema conforme será explicado Como cadastrar um fornecedor;

  • Prazo da entrega em dias: caso não seja entregue a pronta entrega coloque em quantos os dias você receberá o produto;

  • Preencher dados da nota fiscal: quando uma compra é realizada é necessário emitir uma nota fiscal para que seja comprovada a movimentação da mercadoria. Entretanto, para que essa caixa esteja selecionada é necessário que o módulo de nota fiscal ativado. Mais informações sobre isso serão explicadas em Nota Fiscal;




  • Descontar produto do profissional: por exigir algumas informações extras essa parte será explicada mais detalhadamente a frente em Diferença entre produtos de venda e consumo, mas de uma maneira geral essa aba é interessante caso você deseje cobrar do profissional o uso do produto;



  • Tipo do produto: você deve escolher se o produto é de consumo (o estabelecimento usará a mercadoria para seus serviços) ou de venda (o produto será vendido dentro do salão). Em Diferença entre produtos de venda e consumo entenderemos quais as implicações práticas de escolher cada uma das opções. Além disso, caso você fabrique seu próprio produto é necessário que você ligue para o atendimento Avec - (11) 2908-0209 - para que a função seja colocada no sistema. Ao ativá-la é possível colocar a opção do produto ser fabricado no próprio estabelecimento aparecendo duas novas caixas: Insumo (matéria prima para fabricação do produto) e Produzido (produto final que será vendido);

  • Solicitação de saída no estoque: caso você selecione essa opção isso significa que toda vez que um produto for colocado na comanda o administrador do salão deverá autorizar seu uso ou venda;

  • Proíbe saída negativa: essa função é útil para produtos como shampoo, condicionador, acetona, entre outros. É preciso selecionar essa caixa na maioria das vezes, uma vez que é interessante ela só ficar em branco para produtos como toalhas, que muitas vezes fazem parte do serviço mas seu único uso e lançamento em uma comanda não implica em jogá-la fora e comprar outra;

  • Como você deseja registrar saída: essa área serve para identificar e configurar na saída como será a saída do produto, além de determinar a regra do desconto do produto.

Se eu disser que a minha saída é por ml, então quando sair 100 ml de produto na comanda eu quero que seja descontado do meu profissional/cliente apenas os 100ml e não o valor todo, não se preocupe o sistema já faz esse calculo para você, mas o cadastro do produto é essencial para esse cálculo;




  • Estoque Mínimo: se você colocar um número mínimo de produtos que deve ter no salão, assim que a quantidade de mercadorias ficar abaixo do valor eles aparecerão em vermelho na lista de produtos.

  • Registrar Primeira Entrada: como você está cadastrando o produto é provável que você nunca tenha comprado ele, então para facilitar já existe a possibilidade de você registrar quantos produtos você comprou ao cadastrá-lo;


Depois de configuradas todas as informações necessárias clique em “Salvar”.


Ufa, dessa vez foram muitas informações! Espero que esse tutorial tenha ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida mande mensagem para gente no chat do sistema!