De uma maneira geral, na hora de cadastrar um produto podemos classificá-lo de duas formas, como sendo de venda ou de consumo.


Um produto de consumo é aquele que será usado exclusivamente nos serviços do salão e por isso a depender do acordo que você tem com seu profissional você pode selecionar a opção “Descontar uso do profissional” na hora de cadastrar o produto, o que significa que ao usar determinada mercadoria esse valor será descontado da comissão do funcionário. 


Caso você de fato selecione essa opção então você deverá definir quanto que será cobrado caso ele utilize o produto para uso próprio, ou seja, para uso pessoal e para uso interno quando o produto for lançado como saída na comanda na prestação de um serviço. 


Além disso, ao selecionar a opção descontar uso do profissional haverá também a opção de “Descontar o uso do cliente”, que significa que o valor que foi descontado do profissional será somado ao final do serviço para o cliente.




Já um produto de venda é aquele que está à disposição para o cliente comprar caso ele queira usar o mesmo produto em casa. Sendo assim, ao selecionar essa opção uma nova caixa se abrirá, onde você registrará por quanto o produto é vendido e qual a comissão que o profissional receberá se tiver feito a venda.