Conforme já mencionado, para iniciar o sistema é muito importante que os serviços do estabelecimento estejam cadastrados, para que assim seja possível realizar agendamentos. 

  1. Clique na aba Configurações;

  2. Vá para a coluna de Serviços;

  3. Clique no botão azul “Adicionar Serviço +”


  1. Imediatamente se abrirá uma página para fazer o cadastro do serviço:


 

  1. Nome do Serviço: cadastre o nome do serviço. Para sua comodidade, já deixamos vários serviços prontos em nosso banco de dados que você pode utilizar. Basta começar a digitar o nome e as opções aparecem. Você pode cadastrar um novo nome, ignorando as opções e colocando o nome desejado;

  2. Categoria: depois de escolher o nome do serviço, escolha a categoria no qual ele se encaixa como Cabelo, Manicure e Pedicure, Estética, entre outros. Caso não encontre a categoria desejada, você pode criar uma nova na opção “Categorias”, fechando a aba de adicionar serviço. Em Criando Novas Categorias explicamos passo a passo como esse processo é feito;

  3. Duração: determine a duração estimada do serviço. Se o serviço tem diferente duração de acordo com o profissional que o realiza, você pode configurar a duração personalizada diretamente no perfil do profissional ou na comanda;

  4. Permitir agendamento online: marcando esta opção, você permite que o serviço seja agendado pelo cliente através do portal e aplicativo. Caso contrário, ele precisará entrar em contato com o salão para fazer o agendamento. Não se esqueça de colocar quais profissionais são responsáveis por esse serviço e que eles têm agendamento online também;

  5. Descrição do Serviço: descreva o serviço para que seu cliente possa entender os benefícios do serviço. Nosso banco de dados já possui a descrição dos serviços mais comuns caso deseje utilizá-los;

  6. Tipo de Valor: aqui você pode selecionar se o valor cobrado será fixo, se ele será a partir de determinado preço (por exemplo alguns cabeleireiros estabelecem um preço mínimo para corte de cabelo e dependendo do tamanho esse aumenta) e sob consulta;

  7. Valor Cobrado: determine qual valor será cobrado pelo serviço;

  8. Custo do Serviço: informe o custo do serviço. Isto é importante caso queira fazer o cálculo das comissões levando em conta esta informação;

  9. Sugerir retorno em: você pode colocar a observação de quando o cliente deve retornar para refazer o serviço;

  10. Habilitar Programa de Fidelidade: caso você tenha criado um programa de fidelidade na aba de Marketing, você obrigatoriamente deve selecionar essa caixa para o serviço relacionado ao programa;



  1. Agendamento Paralelo: no agendamento paralelo você pode agendar um serviço ao mesmo tempo que outro, por exemplo: manicure pode ser feito junto com um corte de cabelo, assim, os dois podem ser agendados em um mesmo horário. Porém para isso você deve definir qual o nível de paralelo o serviço tem. Caso esteja cadastrando um serviço que não é possível fazer um serviço em paralelo como uma depilação, devemos definir esse serviço como restrito, caso seja um penteado ele pode ser definido como parcial, pois o mesmo pode ser agendado com uma manicure, porém não pode ser agendado com uma depilação.

  2. Nível Paralelo: selecione o Nível de paralelo este serviço possui:

Restrito: Este serviço nunca pode ser agendado no mesmo horário que outro serviço;

Parcial: O serviço marcado como parcial pode ser agendado com serviços marcados como livres

Livre: O serviço marcado como livre pode ser agendado com outros serviços Livres ou Parciais

  1. Profissional: se você já tiver profissionais cadastrados quando for adicionar o serviço, você pode escolher quais profissionais realizam o serviço em questão. Caso contrário na hora de adicionar um novo profissional será possível selecionar quais serviços ele realizará. 

  2.  Estoque Automático: caso queira que produtos utilizados em um serviço tenha baixa automática no estoque, você pode adicionar os produtos neste campo e a quantidade utilizada, dessa maneira ao lançar este serviço na comanda os produtos terão baixa automática no estoque. Não se esqueça de sempre que adicionar um produto clicar no disket ao lado para salvar as configurações;


  1. Editar e Excluir: esses botões são utilizados para editar ou excluir um produto relacionado com o serviço.


  1. Recursos: nem todos os estabelecimentos terão e precisarão dessa função. Portanto, caso seu estabelecimento tenha salas para reservas é necessário ligar para o atendimento Avec para que eles ativem essa funcionalidade;

  2. Marketing: essa aba é de extrema importância caso o seu salão permita o agendamento online. Aqui você deve selecionar as categorias a qual o serviço pertence, sendo possível aprofundá-las conforme você vai selecionando.

 

    Esse é o procedimento básico para adicionar um serviço no sistema. Se você tiver qualquer outra dúvida mande mensagem para gente no chat! Até o próximo tutorial!