Nesse artigo iremos abordar os diferentes status de cada documento na aba Nota Fiscal, qual seu significado e qual ação pode ser tomada de acordo com cada status.


Emitidas – O status autorizado indica que ocorreu sucesso na transmissão do documento. Ele foi recebido pela prefeitura, encaminhado para o órgão competente, que retornou sucesso em sua validação.

Pendente – Quando um documento encontra-se com status pendente, significa que pode ter ocorrido uma falha na transmissão do mesmo ao órgão autorizador, e que o mesmo ficou pendente para posterior reenvio automático pelo sistema. 

Em Processamento – Este status indica que o documento foi enviado para a SEFAZ, porém, não obteve resultado de seu processamento ainda. Desta forma, o mesmo fica com status “Em Processamento”, para que posteriormente o sistema possa efetuar novas consultas deste documento, a fim de obter o resultado de seu processamento.

Contingência  – O status de contingência offline indica que o documento foi emitido nesta modalidade de contingência, e será posteriormente sincronizado com a SEFAZ para sua autorização em definitivo. Esta sincronização ocorre de forma automática pelo sistema. É um status utilizado somente no módulo NFC-e. 

Cancelado – O status cancelado indica que um documento anteriormente autorizado, foi cancelado junto à SEFAZ ou prefeitura. Só podem ser cancelados documentos que estejam com status autorizado, respeitando os respectivos prazos de cancelamento de cada órgão autorizador.