O que é o Fluxo de Caixa? 


Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. 


Para que serve o Fluxo de Caixa?


O Fluxo de Caixa deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões

O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa. 


Indicação: Vídeo - “Fluxo de Caixa - Aprenda com o Sebrae!” Cursos Gratuitos - Sebrae.


Como fazer o fluxo de caixa na plataforma Avec?


1º Antes de começar a utilizar o fluxo de caixa é necessário organizar as receitas e despesas em “Configurações” -> “Financeiro” - > “Categorias de Receitas e Despesas”.


Exemplo: Criar uma categoria para “Despesas Fixas” (aluguel, conta de água e luz) e “Despesas Variáveis” (manutenção , “Receitas Vendas de Produtos” e “Receitas Vendas de Serviços”;


As categorias podem ser customizadas, com isso você pode editá-las da forma que for melhor para o seu negócio, excluir, editar e criar novas. Veja o exemplo abaixo:



2º Para efetuar o lançamento de Entradas e Saídas acesse na plataforma: “Financeiro” -> “Entradas e Saídas” -> “Fluxo de Caixa”.




  • Para lançar uma nova despesa siga os passos abaixo:


1º Clique em “Nova Despesa” -> abrirá um quadro "Registrar Saída”;



2º Preencha os campos das “Informações Gerais” corretamente. Veja abaixo os significados:


Título: é o nome que você dará para a despesa como por exemplo, “Aluguel”;

Categoria: é a categoria da despesa como por exemplo, “Despesa Fixa”;

Valor: é o custo da despesa como por exemplo, “R$500,00”;

Data do Vencimento: é o dia em que a despesa será cobrada e deverá ser paga;

Conta Bancária: selecione a conta utilizada para efetuar o pagamento dessa despesa;

Fornecedor: selecione um dos fornecedores cadastrados;

Data de Competência: é a data que o serviço foi realizado;

Centro de Custo: é o departamento que realizou essa despesa como por exemplo, a despesa “Aluguel” é relacionada ao departamento “Administrativo”;


3º Selecione as opções “Pagar” e “Repetir Lançamento” para visualizar a tela abaixo.




4º Escolha e preencha o campo que melhor se encaixa.


5º Se necessário, escolha o campo “Repetir Lançamento” e preencha as informações.  


Observação: Esse campo tem o objetivo de facilitar e evitar que a mesma despesa seja lançada várias vezes. Caso você já tenha uma despesa fixa, basta preencher essas informações uma única vez e colocá-la para se repetir de acordo com a reincidência da mesma. 


6º Caso a despesa possua uma nota fiscal preencha o campo “Nota Fiscal”.


Pronto, depois de preencher todos os campos necessários, clique em “Salvar” e sua despesa será devidamente lançada no fluxo de caixa.


  • Para lançar uma nova receita siga os passos abaixo:

1º Clique em “Nova Despesa” -> abrirá um quadro "Registrar Entrada”;


Observação: Os campos são os mesmos do quadro “Registrar Saída”, conforme explicado nos itens anteriores. A única diferença será nas opções do item “Pagar”, conforme imagem abaixo:


Existe somente uma para escolher que é “Registrar Entrada”, ou seja, você pode lançar uma entrada futura ou uma entrada que de fato já foi paga. 


Pronto, depois de preencher todos os campos necessários, clique em “Salvar” e sua receita será devidamente lançada no fluxo de caixa.


IMPORTANTE: Caso você precise alterar algum informação e/ou excluir uma Despesa ou Receita que já foi lançada é possível editá-las conforme as imagens abaixo:





Como gerar um fluxo de caixa?


Para gerar um Fluxo de Caixa acesse na plataforma: “Financeiro” -> “Entradas e Saídas” -> “Fluxo de Caixa” -> “Gerar Fluxo de Caixa”, conforme imagem abaixo:




Para que o fluxo de caixa mostre as informações que você precisa, é necessário preencher todos os campos antes de clicar em “Gerar Fluxo de Caixa”.

Após clicar em “Gerar Fluxo de Caixa” a plataforma mostrará de maneira organizada as informações, conforme podemos observar no exemplo abaixo:




Pronto, fluxo de caixa gerado!