De uma forma geral, conciliação bancária é comparar o extrato da conta corrente da sua empresa com o seu controle financeiro interno dentro de um mesmo período.


O sistema Avec permite que você realize o seu controle financeiro interno. A conciliação ajuda a identificar fraudes, lançamentos errados, valores não compensados, entre outros. 


Para realizar uma conciliação bancária será necessário solicitar o arquivo OFX ao banco da conta que está atrelada ao sistema Avec.



O que é o arquivo OFX?

O arquivo OFX é um formato digital para arquivos que armazenam dados financeiros, por isso, é muito comum que os bancos façam uso dele. Já a sua sigla, OFX, quer dizer Open Financial Exchange, o que pode ser traduzido como Intercâmbio Financeiro Aberto.

Para que serve o arquivo OFX?

É por meio dele que se pode fazer conferências essenciais das movimentações financeiras do seu empreendimento.


Além disso, o arquivo OFX apresenta as mesmas informações que são encontradas quando o extrato é impresso. Com esse formato digital é possível fazer tudo digitalmente, apenas com o uso do computador.




Passo a passo:


1. Clique na aba Financeiro > Entradas e Saídas > Conciliação Bancária:



2. Selecione a Conta Bancária que deseja conciliar:



Observação: Essa conta deve ser previamente cadastrada no sistema. Caso ainda não tenha cadastrado, basta seguir os passos que deixamos no final desse tutorial. 


3. Clique em Escolher ficheiro para fazer o upload do arquivo OFX e após selecionar o arquivo, clique em “Enviar”:





4. Escolha o tipo de data que deseja conciliar (Vencimento ou Competência):


Vencimento: caso você ainda não tenha pago alguma conta, ao selecionar essa opção aparecerão os valores que ainda não foram quitados.

Competência: selecione essa opção caso você queira ver o que faturou no dia independente da forma de pagamento, ou seja, independente da data de recebimento do cartão de crédito;

Como cadastrar a conta bancária?

1. Clique na aba Configurações > Financeiro > Contas Bancárias:



2. Clique em “Adicionar Conta Bancária”:


3. Insira os dados gerais:



4. Insira as informações dos Dados Bancários:




5. Clique em “Salvar”.