1. Acesse o menu “Financeiro” e clique na sub aba “Notas Fiscais”;
2. Filtre as informações desejadas;


Entenda cada status:

  • Não Emitidas: são as comandas finalizadas, que estão disponíveis para emissão. Neste status, ficam também as notas que tentaram ser emitidas e por alguma inconsistência, retornaram com erro que estará escrito na última coluna ao final da linha;

  • Emitidas: são as notas que já foram emitidas e estão no status “Autorizada” no site da sua prefeitura e/ou Sefaz;

  • Pendente: é quando há uma falta de comunicação com o órgão que recepciona a NF. Neste caso, é importante verificar a dica de boas práticas para que essas NF não fiquem nesse status e só sejam seguidas as emissões das NF com status: Não Emitidas, quando não houver mais nenhuma nota neste status;

  • Em Processamento: esse status significa que o documento já foi enviado, mas ainda não obteve o retorno do processamento. Geralmente, em 30 minutos a emissão é efetivada e é possível verificar no status: Emitidas;

  • Contingência: esse status se refere a emissão de NFC-e. Por legislação e determinação do layout de emissão da NFC-e 4.0 todo documento tem 30 minutos para ser emitido e/ou cancelado a partir da data de envio. Assim, a nota é autorizada junto a Secretária da Fazenda do seu Estado.
    Uma vez que o documento enviado em contingência ultrapasse esse período de 30 minutos OBRIGATORIAMENTE a Sefaz exige um documento de referência, ou seja, uma nota contendo todos os dados do documento enviado quando a falha foi gerada. Este documento de REFERÊNCIA, então é emitido e a nota anterior torna-se cancelada, logo não existe duplicidade de documentos e/ou impostos, uma vez que somente 1 nota do cliente foi gerada efetivamente;

  • Canceladas: são as notas que foram solicitadas o cancelamento pelo próprio estabelecimento e/ou por ficar mais de 30 minutos no status: Contingência.
    Lembramos que para NFC-e o tempo máximo para realizar o cancelamento de uma nota é de 30 minutos, e para NFS-e, você deve consultar o prazo junto a sua contabilidade, pois cada município tem o seu tempo de cancelamento da NF;

Como cancelar uma NF na plataforma Avec?

1. Acesse o menu 
“Financeiro” e clique na sub aba “Notas Fiscais”;
2. Filtre as informações desejadas;
3. Em
 “Status”, selecione a opção “Emitidas”;
4. Selecione a nota que deseja cancelar;
5. Clique no botão
 “Cancelar Selecionadas”, localizado no centro da tela.



      •  Erro Sefaz: trata-se de uma mensagem genérica para uma falha na Aplicação da Sefaz e casos de exceção. Em outras palavras, geralmente, é a indicação de que a Sefaz está indisponível.



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